Voleibol Escolar: descobrindo novos talentos
Visão Geral: Vimos nesse ano que o Brasil teve um desempenho fraco nas competições de voleibol das Olimpíadas de Paris. E isso nada mais é que a falta de renovação de uma seleção nacional. Essa renovação começa pelo investimento na base. E a base está na escola. É preciso valorizar o esporte escolar.
Contexto atual:
A realidade da estrutura esportiva que observamos na grande maioria das escolas municipais de Natal é muito triste. Muitas não tem ginásio poliesportivo, não possuem material adequado para treinamento, professores qualificados na área da Educação Física, que seja suficiente para a quantidade de alunos. Sem falar que quando tem quadras, estão sucateadas, ou servem para guardar materiais velhos.
Projeto:
Este projeto consiste na Formação de jovens Atletas de Voleibol, por meio das Escolas Municipais de Natal. Acreditamos que este é uma ação de cidadania e rendimento esportivo na formação e desenvolvimento integral do atleta na modalidade de voleibol, além de contribuir para a formação completa do aluno.
Visando o seu desenvolvimento integral como meio de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, e a oportunidade de potencializar o alcance da modalidade, bem como promover a revelação de talentos e o fomento de futuros atletas para o voleibol potiguar e brasileiro.
Objetivos Gerais
- Educar e socializar adolescentes através do esporte;
- Democratizar a prática esportiva como um direito de todos;
- Reduzir a evasão escolar;
- Afastar os jovens da criminalidade e das drogas;
- Proporcionar inclusão e ascensão social pelo esporte, através da descoberta e aproveitamento de talentos;
- Proporcionar à criança e ao adolescente um estilo de vida ativo;
- Ensinar os princípios e valores éticos e morais da cidadania através do esporte;
- Fortalecer parcerias com as entidades governamentais e a iniciativa privada para o desenvolvimento dos jovens atletas de voleibol em nossa cidade.
- Difundir e massificar a modalidade de voleibol, que no Brasil é o segundo esporte mais assistido e praticado, perdendo apenas para o futebol.